A dor mais forte do mundo



Segundo os cientistas, a dor mais forte do planeta é causada pelo Peixe Pedra (Synanceia Verrucosa). Ele é um peixe que vive em águas rasas do Oceano Pacifico e Índico e é muito encontrado em águas australianas, mede entre 30 e 60 centímetros e seu cardápio é composto basicamente de pequenos peixes ou crustáceos. Tem cerca de 13 espinhos venenosos alinhados na região dorsal e se camufla facilmente entre corais, pois sua cor e formato é semelhante ao das pedras, como vive em águas rasas pode ser facilmente pisado.


Quando uma pessoa pisa no peixe pedra é injetada uma grande quantidade de veneno que causa uma dor intensa e agonizante, se o ferimento causado pelos espinho do peixe for muito profundo o veneno pode causar choque, delírios, paralisia e a morte de tecidos e as vezes asfixia ou ataque cardíaco, se não for tratado rapidamente nas primeiras horas o veneno pode ser fatal, se uma pessoa com menos de 7 anos de idade um idoso ou alguém com sistema imunológico fraco pisar no peixe, o óbito pode ocorrer em cerca de 15 minutos. A dor é tão intensa que nem a morfina consegue aliviar.

Mergulhadores e pessoas que já pisaram no peixe pedra contam que a dor é tão intensa e agonizante que preferiam ter o membro amputado a ter que suportar a dor.

Existem relatos não comprovados, que pessoas que sofrem de artrite ou osteoporose, tiveram melhorias de mobilidade e redução da dor causada pela doença após o acidente com o peixe pedra

Curiosidades
  • ·   O peixe pedra consegue sobreviver por até um dia fora da água, como dizem vaso ruim não quebra fácil.

  • ·   O peixe pedra também é considerado o peixe mais venenoso do mundo.

  • ·   O peixe pedra é comercializado para os japoneses, pois eles costumam fazer sashimi com sua carne, mas é claro que o veneno é cuidadosamente retirado. 

Mais informações »

Zumbis podem existir de verdade?


Você já deve ter assistido a um filme ou Série sobre zumbis estilo Resident Evil ou a série The Walking Dead. Geralmente depois de assistir fica aquela dúvida, será que zumbis existem ou podem vir a existir algum dia? Pois é, você não é louco por fazer esse tipo de pergunta, a final a maioria dos seres humanos querem de alguma forma saber como será o apocalipse. 


Casos na natureza

Zumbis existem na natureza, eles são pequenos mamíferos ou aves controladas por parasitas. Existe um protozoário conhecido como Toxoplasma gondii, que se hospeda geralmente em ratos ou aves “hospedeiros intermediários”, esse protozoário só pode se reproduzir no intestino de gatos “hospedeiro definitivo” sabendo disso o protozoário controla o cérebro da sua vitima, fazendo com que ele não tenha mais medo do gato e ainda se sinta atraído pelo cheiro da urina, com isso o gato o devora e o toxoplasma se reproduz no seu hospedeiro definitivo. 

Imagem do Toxoplasma gondii 

A vespa Ampulex compressa também transforma suas vitimas em zumbis obedientes ao seu comando, ela ataca baratas com duas ferroadas, a primeira no tórax, isso a deixa paralisada, e a segunda ferroada é precisa na área do cérebro, transformando a barata em uma espécie de zumbi, logo após essa ferroada a vespa também corta as antenas da barata e suga um pouco da hemolinfa (o sangue) da barata, mas o pior ainda está por vir, a barata põe seus ovos no tórax do inseto para que a larvas se alimentem dos seus órgãos até que só resto a “casca” da barata.

Ainda existem vários outros parasitas e espécies de vespas que tem a capacidade de controlar animais.

Imagem da Ampulex compressa em ação

Como zumbis humanos podem existir?

Quase metade da população mundial sofre de toxoplasmose (doença causada pelo Toxoplasma gondii), e a maioria não sabe que tem essa doença, você pode ser uma dessas pessoas. Quem sofre com esse mal percebe uma forte mudança de personalidade, e tem muita chance de virar um doente mental. Basta uma versão mais evoluída da toxoplasmose e a pessoa perde o extinto de auto preservação rapidamente.

Já a vespa Ampulex tem um enorme poder sobre o cérebro da sua vitima a partir do seu veneno que manipula os neurônios, mas ela pode evoluir e assim conseguir fazer o mesmo com humanos.

Em filmes sobre zumbis geralmente o contágio é causado por um vírus criado em laboratório, que transforma humanos assassinos cruéis (zumbis). Na vida real também existem vários distúrbios que causam a mesma coisa, mas esses distúrbios nunca foram contagiosos até o surgimento do mal da vaca louca, que ataca o sistema nervoso do animal.

Quando um Humano é contagiado por essa doença, ela fica conhecida como doença de Creutzfeldt-Jakob e os sintomas são: Dificuldade ao andar, alucinações, pouca coordenação e demência rápida.

Apesar dessa doença não ser motivo para ficarmos em pânico, se surgir uma espécie mais forte desse vírus, os sintomas podem ser bem piores.  

Células Tronco

Essas células podem se tornar qualquer outra célula do corpo, podendo até regenerar células mortas, esse procedimento é conhecido como Neurogenesis. Cientistas já conseguem regenerar partes do cérebro de alguém que sofreu um traumatismo craniano, fazendo que ele possa caminhar novamente.

Mas o cientistas conseguiram ir além, eles conseguiram trazer um cadáver para um estado de animação, esse teste foi feito com cães pelo o laboratório 2000%20 que é especializado em Neurogenesis, eles explicam que reanimar uma pessoa causa um grave problema, pois não ha como reanimar o Córtex cerebral (parte do cérebro responsável por guardar suas lembranças e determinar sua personalidade, ou seja quem realmente você é).

Mas você não precisa necessariamente do córtex cerebral para se manter vivo, pois o cerebelo é o responsável pelo equilíbrio, coordenação motora e etc. e o cerebelo é a única parte do cérebro que pode ser regenerado, ou seja, se um cadáver tiver o cerebelo regenerado ele conseguirá andar, mas não terá nenhum pensamente e se moverá apenas por impulsos.

Em minha opinião zumbis poderão vir a existir algum dia, não sei exatamente como, mas, zumbis são uma ficção muito próxima da vida real. E você o que pensa sobre o assunto? 
Mais informações »

Porque os gatos sempre caem de pé?



Já percebeu que os gatos sempre caem de pé? Se não percebeu, não precisa sair por aí procurando um bichano indefeso só para fazer esse teste e ver o coitado caindo, observe isso em algum lugar ou procure algum vídeo no youtube que mostre esse momento.

Isso ocorre pelo próprio sistema nervoso do gato, que é muito rápido em relação ao dos humanos. As mensagens nervosas enviadas pelos olhos e ouvidos do gato para o seu cérebro são processadas rapidamente em menos de um segundo, possibilitando um equilibro muito rápido.

Sempre que o gato está caindo, seus olhos e ouvidos enviam uma mensagem para o cérebro avisando qual a distancia do solo em relação ao seu corpo e rapidamente o cérebro envia comandos para seus músculos que respondem em frações de segundos, fazendo com que o gato equilibre seu corpo fazendo um verdadeiro malabarismo e caia com as patas para baixo pronto para absorver o impacto da queda.

Mas para que o gato caia em pé ele tem que ter uma certa distancia entre a sua cabeça e o solo, se você jogar o bichano de uma distância muito próxima do solo, provavelmente ele não terá o tempo suficiente para girar o corpo e cair em pé, afinal ele é um gato e não um mágico.

Curiosidade

Se por acaso um gato cair do topo de um prédio de aproximadamente dez andares ele tem noventa por cento de chances de sobreviver a essa queda, isso porque os ossos do gato só são 1/10 menos elástico que a borracha, mas se uma pessoa normal cair da mesma altura que o gato, ela só teria dez por cento de chances de sair vivo dessa.



Por Adriano Duarte
Administrador do Blog Extremamente Curioso. 

Mais informações »

O Sol vai esfriar um dia?

Sol
Imagem do Sol feita pela Nasa (Divulgação/NASA)

Essa é uma daquelas perguntas um tanto que preocupante, pois o Sol é essencial para a vida no planeta terra, se o Sol esfriar e parar de brilhar a vida no nosso planeta será totalmente extinta.

Por mais estranho que apareça, a resposta para essa pergunta é SIM. O Sol é uma estrela e como toda estrela ele vai acabar um dia, mas não precisamos nos preocupar com isso, pois não estaremos mais vivos quando isso acontecer, o tempo previsto para o sol acabar é de 7,5 bilhões de anos.

No núcleo do sol está cheio de hidrogênio e o sol vai transformando esse hidrogênio em gás hélio, mas um dia esse hidrogênio irá acabar a data prevista é de aproximadamente 1,5 bilhão de ano. Quando isso acontecer o Sol vai queimar o gás hélio que produziu é a temperatura vai começar a aumentar significativamente, conseqüentemente as camadas externas vão se expandir drasticamente aumentando mais ainda os impactos dessa mudança no planeta terra e em outros planetas próximos ao sol.  

Quando o gás hélio for acabando o sol vai começar a diminuir de tamanho e quando o gás hélio finalmente acabar o sol perderá o seu brilho e se transformará em uma anã branca.

Imagem Anã  Branca feita pela Nasa (Divulgação/NASA)

Anã branca é o resultado final da queima total do Hidrogênio e Gás Hélio de uma estrela, embora a anã branca seja mil vezes mais luminosa que o Sol e pode chegar a uma temperatura de até 150 000 K, ela não tem uma fonte extra de energia e com o passar do tempo sua energia se esgotará e ela esfriará, transformando-se um uma Anã Negra, esse processo demora centenas de bilhões de anos.
Imagem Anã Negra feita pela Nasa (Divulgação/NASA)

Durante esse processo nenhum ser vivo sobreviverá, pois as temperaturas ficaram extraordinariamente quentes e a atmosfera da terra começará a sofrer mudanças, mas o inicio dessas mudanças só começaram a acontecer em 1,5 bilhão de ano.


Por Adriano Duarte
Administrador do Blog Extremamente Curioso. 

Mais informações »