O Sol vai esfriar um dia?

Sol
Imagem do Sol feita pela Nasa (Divulgação/NASA)

Essa é uma daquelas perguntas um tanto que preocupante, pois o Sol é essencial para a vida no planeta terra, se o Sol esfriar e parar de brilhar a vida no nosso planeta será totalmente extinta.

Por mais estranho que apareça, a resposta para essa pergunta é SIM. O Sol é uma estrela e como toda estrela ele vai acabar um dia, mas não precisamos nos preocupar com isso, pois não estaremos mais vivos quando isso acontecer, o tempo previsto para o sol acabar é de 7,5 bilhões de anos.

No núcleo do sol está cheio de hidrogênio e o sol vai transformando esse hidrogênio em gás hélio, mas um dia esse hidrogênio irá acabar a data prevista é de aproximadamente 1,5 bilhão de ano. Quando isso acontecer o Sol vai queimar o gás hélio que produziu é a temperatura vai começar a aumentar significativamente, conseqüentemente as camadas externas vão se expandir drasticamente aumentando mais ainda os impactos dessa mudança no planeta terra e em outros planetas próximos ao sol.  

Quando o gás hélio for acabando o sol vai começar a diminuir de tamanho e quando o gás hélio finalmente acabar o sol perderá o seu brilho e se transformará em uma anã branca.

Imagem Anã  Branca feita pela Nasa (Divulgação/NASA)

Anã branca é o resultado final da queima total do Hidrogênio e Gás Hélio de uma estrela, embora a anã branca seja mil vezes mais luminosa que o Sol e pode chegar a uma temperatura de até 150 000 K, ela não tem uma fonte extra de energia e com o passar do tempo sua energia se esgotará e ela esfriará, transformando-se um uma Anã Negra, esse processo demora centenas de bilhões de anos.
Imagem Anã Negra feita pela Nasa (Divulgação/NASA)

Durante esse processo nenhum ser vivo sobreviverá, pois as temperaturas ficaram extraordinariamente quentes e a atmosfera da terra começará a sofrer mudanças, mas o inicio dessas mudanças só começaram a acontecer em 1,5 bilhão de ano.


Por Adriano Duarte
Administrador do Blog Extremamente Curioso. 

0 comentários:

Postar um comentário