Por que o dente siso demora mais a nascer?


Se você tem no mínimo 18 anos, já deve ter o seu dente siso, e só quem já tem sabe o quanto doí. Mas, você já se perguntou porque o dente siso demora tanto pra nascer ?
O dente siso é o último a aparecer na boca, quando as pessoas têm entre 15 e 25 anos. O ser humano tem 12 molares, sendo três de cada lado (superior e inferior). 



O primeiro nasce quando se tem em torno dos 6 anos, outro que aparece aos 12 anos e o dente siso. Eles nascem gradativamente porque a boca não tem espaço para todos antes dos 15 anos.
Ainda há outra razão para o siso nascer depois, diz Lina Martinelli, presidente da Academia Gaúcha de Odontologia: antes dele não há um dente de leite correspondente. Assim, é obrigado a encontrar o seu próprio lugar na gengiva, depois que começa a crescer, pode demorar meses até estar totalmente para fora da gengiva.

Se a língua é um músculo, podemos exercitá-la?

Podem te achar um idiota ao fazer essa pergunta, mas a resposta é a mais obvia possível SIM! A fonoaudiologia, por exemplo, é uma área que trabalha muito com esse aspecto da língua, realizando exercícios motores para que as pessoas consigam exercer melhor funções como se alimentar e falar. Assim como os outros músculos, a língua pode ficar mais "dura" quando bem tonificada.




A diretora da graduação em Fonoaudiologia da Universidade de Guarulhos, Eliane de Martino, afirma que tonificar a base da língua, por exemplo, previne a "papada". Para isso, é preciso encostar a língua o mais para trás possível no céu da boca (o que vai ser mais ou menos na metade). Depois, empurre a língua para cima, apertando. Você sentirá que nesse momento a "papada" fica rígida. Porém, Eliana lembra que, para obter sucesso, o exercício deve ser realizado todos os dias, de 10 a 15 minutos. Em seis meses, a "papada" deve diminuir.

É perigoso tomar banho depois de comer?

Tenho certeza que sua mãe ou sua avó dizia pra você que tomar banho depois das refeições, faz mal, agora você pode dizer á ela que estava errada. O médico clínico Luciano Mello garante que uma chuveirada após a refeição não faz mal, por não exigir do corpo nenhum esforço a mais. Por outro lado, nadar não é indicado, porque essa ação faz exigência muscular. "Quando a pessoa se alimenta, a circulação privilegia as vísceras, direcionando um fluxo maior de sangue para o sistema digestivo", afirma. Fazer uma atividade física nesse caso pode causar enjoo e vômito, por demandar demais do organismo e, no mar, a pessoa corre o risco até de se afogar.


Sobre o banho de chuveiro, o único cuidado é a água gelada. Com o frio, o corpo é obrigado a produzir calor, e esse calor vem por meio da contração muscular (por isso se treme de frio), o que causa um aumento da demanda de sangue para a musculatura. Nesse caso, a digestão também não será favorecida.





0 comentários:

Postar um comentário