Todos
nós vemos inúmeros semáforos nas ruas controlando o transito á
fim de impedir acidentes e o Chaos nas ruas. Você já parou pra
pensar por um minuto, como os semáforos funcionam á ponto de saber
o momento certo de parar e prosseguir com o trânsito?
O
processo não é nada simples, tanto que requer uma fórmula
matemática baseada em fatores como o fluxo de carros por minuto para
descobrir o ciclo ideal de cada cruzamento. Cada ciclo desses
corresponde, obviamente, ao tempo em que o semáforo faz a volta
completa por suas três fases: verde, amarelo e vermelho.
Quanto
mais intenso for o tráfego em um cruzamento, mais longo será esse
ciclo e, uma vez descoberto o ciclo ideal, é preciso distribuir o
chamado "tempo de verde". "Quanto mais congestionado o
fluxo em um dos lados do cruzamento, mais tempo de verde ele ganha",
diz o engenheiro Sun Ming, da Companhia de Engenharia de
Tráfego (CET), de São Paulo. Essa medida de congestionamento
depende não só do fluxo de carros por minuto mas também do chamado
"nível de saturação", determinado por fatores como
largura da rua, número de carros estacionados e presença de
lombadas ou valas, entre outros.
Por
fim, busca-se a sincronização entre os diferentes cruzamentos, para
criar "ondas de verde" nos corredores de tráfego. Nos
casos ideais, os técnicos passam horas medindo o fluxo e o nível de
saturação médios de cada cruzamento para, então, calcular
diferentes programas conforme o horário e o dia da semana. Mas, na
prática, muitos dos cruzamentos menos importantes são ajustados
pelo velho método de tentativa e erro. O sistema mais avançado de
controle de trânsito é o semáforo de tempo real, computadorizado
nele, sensores sob o asfalto calculam o fluxo de veículos e ajustam
automaticamente o tempo de verde.
É
o método ideal, mas os equipamentos são importados e caros. "Temos
quase mil cruzamentos em tempo real na Grande São Paulo, mas estão
todos há muitos anos sem manutenção", afirma Sun. Acho que
depois dessa, sua travessia no trânsito não será mais a mesma :)
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